Monitore os sinais de alerta dos riscos de sua região

As forças da natureza muitas vezes mandam alertas, e mesmo os riscos provocados pelo homem costumam dar sinais – mas você precisa lê-los.

A meteorologia está longe de ser perfeita quanto aos resultados, mas o fato de ela nem sempre ser capaz de prever com certeza e antecedência uma grande tempestade não é razão para deixar de dar atenção a ela nos casos em que funciona.

Só que os alertas não ajudam em nada se você não estiver atento a eles, portanto - especialmente se você mora em encostas, áreas alagáveis ou sujeitas aos efeitos do vento e da chuva - vale a pena cultivar o hábito de olhar a previsão do tempo e as notícias sobre outros riscos potenciais da sua região, seja no rádio, na TV, no jornal ou em um site.

No litoral, as fontes de previsões voltadas aos navegantes e aos surfistas costumam ser complementos interessantes. No interior, existem os veículos voltados à agricultura, e quem reside próximo a um grande aeroporto ou rota aérea pode contar ainda com as previsões feitas para os aeronautas.

O site da Defesa Civil ou da Secretaria da Agricultura do seu estado podem ser a melhor fonte para os sites com as previsões mais adequadas à sua região.

Durante e após a calamidade, mesmo que sua preferência seja a Internet ou a TV, tenha acesso a um rádio (a pilha, ou o do carro) que funcione mesmo que o fornecimento de energia seja interrompido, e sintonize-o em estações que transmitam noticiário local, para receber as informações e orientações da defesa civil sempre que disponíveis.

Além disso, no caso dos moradores de encostas, é importante ficar atento a sinais que anunciam desmoronamentos: o surgimento de rachaduras no solo, parede e muros, a inclinação súbita de postes e árvores, o rolamento de pequenas pedras, a presença de água vertendo do solo. Estes podem ser os sinais que salvarão a sua família se você perceber a tempo e abandonar o local.

Comentar

CALAMIDADE.NET

Por Augusto Campos, Administrador, especialiasta em Gerenciamento de Projetos, criador do site Efetividade.net.

Preparação básica

  • Informe-se sobre os riscos potenciais da sua região.
  • Identifique abrigos e rotas de fuga.
  • Planeje como suportar emergências em casa e fora dela.
  • Selecione os equipamentos e suprimentos necessários.
  • Crie um plano de comunicação familiar.
  • Conheça e acompanhe os sinais de alerta.

Identifique os seus riscos

Inundação, deslizamento, desabamento, tempestade, vendaval, tornado, furacão, blackout prolongado, falta de água prolongada, interrupção nos transportes, bloqueio de acessos, interrupção de serviços de saúde, vazamento tóxico, etc.