Sobre o calamidade.net

O número e intensidade dos desastres naturais ou provocados pelo homem vêm aumentando, e este é o motivo pelo qual resolvi criar este site – veja como você pode contribuir.

Enchentes, inundações, tempestades, deslizamentos e outros fenômenos naturais e suas consequências têm causado danos cada vez maiores, juntando-se aos desastres provocados diretamente pelo homem e frequentemente se qualificando como calamidades e catástrofes e gerando danos a cidades inteiras.

Diversas áreas do Brasil, incluindo metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, as cidades de Santa Catarina, a região Nordeste, a bacia do Amazonas e outras, já contam há vários anos com algo que poderia ser descrito como um "calendário e mapa dos desastres": períodos do ano em que diversas áreas (já conhecidas) estão especialmente sujeitas a enchentes, deslizamentos, tempestades e suas consequências. Até um controvertido furacão já foi noticiado, e ventos com intensidades menores, como as tempestades e ciclones extratropicais, já são quase considerados usuais.

Outras regiões não contam com a mesma triste regularidade, mas são cada vez mais raros os locais que podem se considerar a salvo desses indesejáveis fenômenos.

Impedir uma enchente ou um blackout prolongado geralmente está fora do nosso alcance individual, mas há muito que podemos fazer para reduzir o impacto que elas podem ter sobre nossas famílias.

Antes de prosseguir, quero fazer duas ressalvas, para evitar mal-entendidos e os patrulhamentos usuais:

(1) este texto trata sobre lidar com as consequências desses fenômenos no âmbito individual e familiar, e não sobre suas causas, seus culpados, os responsáveis por impedir os danos causados por ela, a existência ou não do aquecimento global, e outros temas correlatos;
(2) este texto é dirigido a quem se encontra em um local sujeito a este tipo de incidente, e por isso não se prende à óbvia alternativa (desejável mas frequentemente indisponível) de simplesmente mudar-se para uma área não sujeita a incidentes de origem climática.

O que nos torna civilizados

A civilidade e a boa vizinhança se revestem de valor especial durante e após catástrofes. Abrigar um vizinho, ainda que desconhecido, ou compartilhar uma refeição com os desconhecidos ilhados em frente ao seu prédio nos faz mais humanos.

A mesma regra vale para os momentos imediatamente anteriores à catástrofe. Se você teve a felicidade de ser informado antecipadamente sobre um risco de tempestade, compartilhe a informação com seus amigos, mas também com o vizinho que você não conhece mas mora na encosta ou na beira do rio.

Como contribuir

As melhores formas de contribuir com este site são com conteúdo original, material de referência de sua autoria que possa ser publicado aqui, e divulgação na sua própria rede de relacionamentos.

Para entrar em contato com o autor, escreva para augusto@augustocampos.net.

Comentar

CALAMIDADE.NET

Por Augusto Campos, Administrador, especialiasta em Gerenciamento de Projetos, criador do site Efetividade.net.

Preparação básica

  • Informe-se sobre os riscos potenciais da sua região.
  • Identifique abrigos e rotas de fuga.
  • Planeje como suportar emergências em casa e fora dela.
  • Selecione os equipamentos e suprimentos necessários.
  • Crie um plano de comunicação familiar.
  • Conheça e acompanhe os sinais de alerta.

Identifique os seus riscos

Inundação, deslizamento, desabamento, tempestade, vendaval, tornado, furacão, blackout prolongado, falta de água prolongada, interrupção nos transportes, bloqueio de acessos, interrupção de serviços de saúde, vazamento tóxico, etc.