Sua família precisa de um plano de comunicação para desastres

As comunicações ficam difíceis ou impossíveis durante desastres – combine antes com sua família os planos de contatos, encontros e fuga.

Depois que um evento de desastre ou calamidade já está em andamento, pode ser tarde demais para coordenar informações. A família pode estar separada, com uma parte em casa e outra espalhada pelo trabalho e escola, isolada por engarrafamentos, por estradas inundadas, pontes caídas, etc.

Não há como evitar grande stress nessa situação, mas o efeito é bastante pior quando não dá para ter contato e saber se todos estão bem. Dependendo do grau da tempestade, se houver grande destruição da infra-estrutura e necessidade de partes da família se deslocarem para abrigos isoladamente, podem passar dias até que o contato entre os familiares seja reestabelecido - algo que no tempo de nossos avós era usual, mas que gera pânico a uma geração acostumada a contato permanente e instantâneo.

Em uma situação de emergência que tenha início quando os membros da família não estão juntos, é importante que todos saibam que a prioridade é cuidar da sua segurança, pois há um plano para garantir seu contato posterior - exceto quando há na família uma pessoa incapaz de prover seu próprio cuidado (uma criança, uma pessoa doente, etc.), caso em que deve ser claro para todos quem é o responsável por acudi-la.

Basta que um celular molhe ou que uma bateria acabe, e aquele SMS tão importante jamais será lido.

É importante ter um plano de comunicação estabelecido com a família, e que não dependa de todos manterem acesso a seus celulares e à Internet.

Uma tática simples (desde que combinada a tempo com todos os envolvidos) é definir 3 pontos de contato e 1 ponto de encontro.

Todos os familiares precisam decorar o telefone dos 3 contatos (a agenda do celular pode estar indisponível...) e os 3 contatos devem ser escolhidos assim:

  1. 1 amigo ou parente morador da mesma região, cuja casa seja acessível a pé, e ao qual todos procurarão avisar onde estão e como podem ser encontrados, ao evacuar a casa ou ao visitá-la e perceber que não está acessível ou não há ninguém nela;
  2. 1 amigo ou parente morador da mesma cidade, ao qual todos também tentarão telefonar, assim que possível, para avisar quando estiverem abrigados fora de casa ou não conseguirem acesso a ela, explicando como podem ser encontrados;
  3. 1 amigo ou parente morador de uma cidade distante o suficiente para não ser atingido pelas mesmas condições climáticas que as da sua cidade, que servirá como estepe caso os outros 2 também sejam atingidos pelo mesmo problema (por exemplo, ficando sem telefone ou inacessíveis).

É importante combinar de antemão esses contatos, para evitar desencontros e porque as comunicações durante e após situações de desastre ambiental ficam difíceis, escassas e pouco confiáveis, razão pela qual pode ser difícil executar algum procedimento do tipo "ligar para todos os familiares, amigos e locais de trabalho, e visitar todos os vizinhos".

Esses são os mesmos contatos que devem constar naquelas etiquetas do tipo "Em caso de emergência, avisar...".

Crianças pequenas precisam saber desde cedo recitar o nome e número de telefone de algum responsável, bem como seu nome completo, permitindo assim o registro, a identificação e a comunicação em caso de separação acidental. Animais de estimação também se beneficiam de uma coleira firme com medalha de identificação que traga um telefone de contato.

Complementando, a comunicação por celular (voz, SMS e dados) costuma operar bem até mesmo quando a eletricidade já foi cortada, mas em emergências logo fica sobrecarregada, e sai do ar quando acabam as baterias que alimentam os equipamentos da operadora.

Portanto, se você vai tentar se comunicar pelo celular, faça-o o quanto antes e combine um meio alternativo de contato, pois ele fica indisponível subitamente, de forma desigual entre as regiões, e pode demorar bastante para voltar.

Já o ponto de encontro é uma questão mais simples: deve ser um local razoavelmente abrigado e seguro (inclusive quanto a inundações e deslizamentos), próximo, acessível e público (como a bilheteria de um terminal de ônibus, ou o estacionamento principal de um supermercado), no qual os familiares se esforçarão para comparecer, em horários previamente combinados (2 vezes por dia nos primeiros 2 dias, 1 vez por dia a partir daí) para poder se encontrar caso tenham se abrigado em locais diferentes e perdido o contato.

Além disso, sempre que possível, ao abandonar a casa da família ou o local de trabalho, é importante deixar pregado à porta (ou onde for possível, desde que visível) um bilhete dizendo quando isso ocorreu, para onde você foi, e como pode ser encontrado.

Como complemento ao plano de comunicações, a identificação de roteiros de fuga - a pé ou de carro - e de planos de retorno do local de trabalho ou da escola para casa são boas ideias e evitam a dúvida sobre se é melhor aguardar ser buscado, ou se colocar em movimento o quanto antes, mesmo que seja impossível se comunicar.

Todas estas informações (pontos de contato, pontos de encontro e planos de fuga) idealmente devem ser impressos em cartões, plastificados e levados na carteira de todos os familiares, juntamente com os tipos sanguíneos, informações de alergias e medicamentos, e o telefone da Defesa Civil (199), das ambulâncias do SAMU (192), e dos Bombeiros (193).

Comentar

CALAMIDADE.NET

Por Augusto Campos, Administrador, especialiasta em Gerenciamento de Projetos, criador do site Efetividade.net.

Preparação básica

  • Informe-se sobre os riscos potenciais da sua região.
  • Identifique abrigos e rotas de fuga.
  • Planeje como suportar emergências em casa e fora dela.
  • Selecione os equipamentos e suprimentos necessários.
  • Crie um plano de comunicação familiar.
  • Conheça e acompanhe os sinais de alerta.

Identifique os seus riscos

Inundação, deslizamento, desabamento, tempestade, vendaval, tornado, furacão, blackout prolongado, falta de água prolongada, interrupção nos transportes, bloqueio de acessos, interrupção de serviços de saúde, vazamento tóxico, etc.